Você está em / Esgoto

Quando utilizamos a descarga do banheiro, tomamos banho, lavamos  roupa ,louça, não pensamos para onde está indo essa água suja. Achamos que ela vai embora pelos canos e entra para debaixo da terra, embaixo dos bueiros. É verdade, mas, na maior parte das vezes, o esgoto não para aí: ele continua sua viagem e vai ser despejado em algum rio ou no mar.

A sujeira que vai embora, mas não some. É aí que entra a SANEFRAI que coleta o esgoto e recalca até a estação e tratamento de esgotos.

A ETE possui capacidade de tratar  40 l/s de esgoto sanitário. Está localizada na XXXXX

Composta de gradeamento, caixa de areia, medidor de vazão, reator UASB com queimador de gases e biofiltro, leito de secagem de lodo e duas lagoas aeradas facultativas. Recebe efluentes de 100% do perímetro urbano do município.

O processo operacional de tratamento do esgoto tem as seguintes etapas abaixo:

1) Tratamento preliminar:

Os esgotos sanitários são coletados através de caixas e redes coletoras e bombeados através de diversas estações elevatórias a até a ETE. Na chegada a ETE passa pelo processo primário (gradeamento e caixa de areia), com remoção de sólidos grosseiros e areia.

2) Tratamento primário:

Nesta etapa é realizada a medição de vazão (calha Parshall ou sensor de nível)  e a  entrada do efluente no RALF (parte central do Reator UASB) sendo a distribuição realizada no fundo do reator através dos tubos distribuidores com  processo anaeróbio de digestão do esgoto, subindo através da camada (manta) de lodo. O efluente tratado é direcionado para canaletas laterais, seguindo para as tubulações de saída  sendo lançados nas lagoas. Neste processo há uma remoção de mais de 60% da carga poluidora.

3) Tratamento secundário:

Nesta etapa o efluente proveniente do Reator UASB  chega as Lagoas de estabilização aeradas. Estas funcionam  como lagoas de polimento, atuando na remoção adicional de DBO, de nutrientes e de organismos patogênicos, resultando na melhoria do efluente final da ETE , chegando a uma eficiência de mais de 90%.

Lodos:

Os lodos gerados no sistema de tratamento são dispostos em quatro leitos de secagem, para redução do volume final e encaminhado para aterro sanitário.

Gases:

Os gases produzidos no processo anaeróbio: metano (combustível) e sulfídrico (odor desagradável)   são coletados em tubulações e conduzidos até o queimador de gás (o gás sulfídrico é queimado juntamente com o metano.  Os gases restantes do processo são coletados e encaminhados para o Biofiltro que faz a lavagem dos gases eliminando o mau cheiro.

Eficiência do processo:

Cálculo de redução final da carga poluidora do efluente após tratamento:
- Coliformes: 98 a 99,9%
- DBO da ETE: 95 %
- DQO: 70%
  O sistema de tratamento de esgotos da SANEFRAI possui Licença Ambiental de Operação – LAO, da FATMA, e realiza monitoramento permanente dos efluentes e do corpo receptor , através de análises, atendendo a legislação vigente.


ETE Jardim América
7.492,45m de rede - 40 l/s
Separador Absoluto
1.919 habitantes (6,33%)
Gradeamento , 3 flocodecantadores, 1 tanque pulmão, 4 leitos de secagem, 1 estação elevatória de esgoto, 8 reatores anaeróbios de leito fixo (reatores biotecnológicos), 1 biofiltro aerado submerso, 2 filtros anaeróbios, 1 tanque de contato de cloro,  Corpo Receptor do efluente tratado - Arroio Passo Novo
ETE São Sebastião I e II
5.362,50m de rede
Mista (Drenagem Pluvial + Esgoto Sanitário)
1.870 habitantes (6,17%)
2 ETEs enterradas compostas de: tanque de retenção de sólidos, gradeamento, 4 estágios de reatores anaeróbios com ativação biotecnológica, seguidos de um filtro anaeróbio de fluxo ascendente.
ETE Araucária
Não estimada
Mista (Drenagem Pluvial + Esgoto Sanitário)
1.000 habitantes (3,30%)
Gradeamento, 4 estágios de reatores anaeróbios com ativação biotecnológica, seguidos de um filtro anaeróbio de fluxo ascendente. Corpo Receptor do efluente tratado – Lago das Araucárias

Saneamento rural:

O município de Fraiburgo possui cerca de 700 propriedades rurais que trabalham com diversas atividades agrícolas. Os terrenos tem relevo acidentado com grande quantidade de recursos hídricos como nascentes, córregos, riachos, rios.

LIMPEZAS DE FOSSAS SÉPTICAS, FILTROS ANAERÓBIOS E SUMIDOUROS
No restante das economias que não são atendidas pelo S.E.S., é realizada a coleta, transporte e tratamento dos resíduos oriundo de fossas sépticas, filtros biológicos e sumidouros, através do caminhão auto-vácuo e enviados para o tratamento na ETE Jardim América.

SOLICITAÇÃO DE LIMPEZA
S
Para o pedido de limpeza de fossas, filtros e/ou sumidouros, o mesmo deve ser realizados no escritório da SANEFRAI, das 08:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:30h, lembrando que o serviço será executado em um intervalo de até 05 dias úteis. A cobrança pelo serviço será executada na tarifa de água subsequente.