Você está em / Água

Sistema de abastecimento de água

A SANEFRAI trata e distribui a média 200 milhões de litros/mês, através de:

1 captação superficial (representada por 30% do abastecimento):
A captação da água bruta é realizada no Rio Mansinho, nas proximidades do Bairro São Luis e transportada até a Estação de Tratamento de Água, localizada no Bairro Santo Antônio. O tratamento é realizado na ETA e a água potável então é distribuída.

15 poços artesianos (representam 70% do abastecimento):
P01 - Nações; P02 – Nereu Ramos; P03 – Macieira; P04 – Pomifrai; P05 – Caçador ; P06 - São Luis; P07 – São Miguel ; P08 – Vila Nova; P09 – Vila Salete; P10 – Aparício; P11 - Poço Parque Maçã; P12 – Montana; P13 - Poço Portal; P14 - Poço Portal II,; P15 -  Poço Liberata, a água subterrânea captada recebe o cloro e o flúor e é distribuída.
8.500 hidrômetros atendem 9.999 economias. ​
Captação - Rio Mansinho
Captação por meio de 15 poços artesianos (representam 75% do abastecimento) Imagem acima Poço Portal - P13

O tratamento da água é efetuado é através de Filtros Russos ou Clarificadores de Contato, os quais são utilizados para a clarificação de águas de pouca turbidez e baixo conteúdo mineral. O processo de tratamento passa pelas seguintes etapas:

Coagulação:Adição de sulfato de alumínio à água bruta com o objetivo de desestabilizar as partículas em suspensão (impurezas), propiciando condições para a posterior aproximação das mesmas.

Floculação: Ocorre no próprio meio filtrante, através da agregação das partículas desestabilizadas na etapa de coagulação, resultando na formação de flocos, com tamanho e peso adequados para sua retenção nas camadas dos filtros. ​Filtração: consiste na retenção dos flocos, através da passagem da água pelas subcamadas dos filtros.

Desinfeção: Eliminação dos microrganismos patogênicos presentes na água em tratamento, através da adição do agente desinfetante hipoclorito, derivado do cloro.

Fluoretação:Adição de flúor à água, como medida de saúde pública, com o objetivo de prevenir a ocorrência de cáries dentárias.

Reservação: A SANEFRAI possui reservatórios alocados na ETA e em alguns bairros, com o intuito de minimizar o período sem o abastecimento de água em caso de manutenções em redes e bombas, contudo a caixa da água residencial é essencial em todos os imóveis para que a população não sinta os efeitos do desabastecimento temporário.

Para dimensionar o reservatório ideal, é muito simples. Em média, cada morador consome 150 litros de água por dia em suas atividades cotidianas. Assim, para uma casa com cinco pessoas, estima-se um consumo diário de 750 litros de água. Nestes casos, é indicada uma caixa de mil litros.
Havendo caixa d’água, todos os pontos  de consumo internos devem ser indiretos, ou seja, chuveiros, máquina de lavar, tanques, pias, etc, devem ser abastecidos pela caixa d’água. Deste modo, caso o abastecimento da rede seja interrompido, o reservatório do imóvel atenderá as necessidades. A única exceção indicada é para a torneira do jardim, porque habitualmente está próximo do cavalete de ligação.
Mas lembre-se: depois de instalá-la, é fundamental tomar certos cuidados, como mantê-la sempre limpa e fechada. O ideal é que a limpeza seja realizada a cada seis meses ou menos.

Mais informações:

Você encontra em nosso site em Informações ao Consumidor > Qualidade da água.


Nossa estação de tratamento da água

ETA Santo Antônio
Localização:
Bairro Santo Antônio - Fraiburgo - SC
200 milhões de litros/mês
35.000 habitantes

Convencional