Você está em / Consumo consciente
Como economizar água na cozinha

- Lavar a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos gasta 117 litros (casa) ou 243 litros (apartamento). Limpe os restos dos alimentos de pratos e panela antes de lavá-los. Tampe o ralo e encha a pia com água para deixar a louça de molho e soltar a sujeira. Só use água corrente na hora de enxaguar.
- Para lavar verduras, frutas, e legumes, coloque os alimentos de molho em uma vasilha com algumas gotas de vinagre. Depois, passe-os em água corrente para terminar de limpá-los. Dessa forma, o consumo diminui para cerca de 20 litros.
- Se tiver máquina de lavar pratos, só a ligue quando estiver com toda a sua capacidade preenchida.

Como economizar água na piscina
Se você tem uma piscina de tamanho médio exposto ao sol e à ação do vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida em 90%!
Como economizar água no banheiro

- Ao escovar os dentes e fazer a barba, deixe a torneira fechada. O banho não deve ultrapassar cinco minutos e, se possível, deve-se fechar o registro enquanto se ensaboa.
De acordo com a Universidade de Água, ao escovar os dentes por cinco minutos com a torneira não muito aberta, consomem-se 12 litros (casa) ou 80 litros (apartamento). A vazão de um chuveiro pode variar de 3 a 25 litros por minuto, dependendo de seu modelo e da pressão da água.
- Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados. Bacias antigas gastam 9 litros por acionamento, mas podem consumir mais de 10 se a válvula estiver desregulada.

Como economizar água no jardim

São necessários 216 litros para lavar um carro e 279 para molhar a calçada por 15 minutos.
Com o balde, gasta-se 40 litros na limpeza do carro; varrer a calçada em vez de lavá-la não consome nada.
No jardim, uma dica é molhar as plantas no início da manhã e no final da tarde para evitar a evaporação intensa.

Como economizar água na lavanderia

Uma lavadora com capacidade para 5 kg gasta 135 litros de água (casa e apartamento). Use-a sempre quando estiver com carga total e três vezes por semana, no máximo.

Uma lavagem com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros. Deixe as roupas de molho antes de lavá-las e use a mesma água para esfregar as roupas com sabão. Só abra a torneira na hora de enxaguá-las. Tome cuidado com o excesso de sabão, para evitar enxágues desnecessários.

Como limpar a caixa da água

- Primeiramente feche o registro da água ou então amarre a bóia.
- Deixe aproximadamente 20 cm. de água dentro da caixa.
- Tampe a saída da água para que a mesma não desça pelo cano e utilize a água que restou para a lavagem.
- Lave bem as paredes e o fundo da caixa com um pano úmido, evite o uso de escova de aço ou vassoura. Nunca use sabão, detergente ou outro produto.
- Retire a água da lavagem com balde e panos, deixando a caixa limpa. Utilize panos limpos para secar o fundo.
- Com a saída da caixa ainda fechada deixe entrar uns 15 cm. de água, adicionando 2 litros de água sanitária e deixe por duas horas. Com um balde ou uma caneca, molhe as paredes internas com a solução preparada anteriormente.
- A cada 40 minutos, verifique se as paredes internas da caixa secaram, caso isso ocorra, faça nova aplicação dessa mistura até completar as duas horas.
- Passadas as duas horas, ainda com a bóia da caixa amarrada ou registro fechado, esvazie a caixa abrindo a sua saída. Abra todas as torneiras e acione as descargas.
- Tampe adequadamente a caixa para que não entre pequenos animais, insetos ou sujeiras, assim evitará contaminação e transmissão de doenças.
- Não se esqueça de limpar a tampa da caixa antes de colocá-la no lugar.

Ralos

Verifique os ralos, providenciando a sua limpeza, com a retirada de todo e qualquer material que cause entupimento e odor (palitos, cabelos, panos, etc). Convém lembrar que por falta de limpeza ou evaporação de água no ralo, poderá provocar mau cheiro. Conserve-os sempre com água. Usar sempre detergente neutro. Nunca use espátula ou qualquer material contundente (como barra de ferro, de vassoura, etc) pois poderá danificar o ralo.

Louças sanitárias:
O vaso sanitário requer cuidado, pois o entupimento do mesmo acarretará problemas. Por isso, evite jogar quaisquer objetos, tais como: papel, absorventes, algodão, cabelo, etc. Cuidado para que, sachês perfumados para vasos sanitários, não venham a cair.

Sifões:
Se o material é PVC, basta apertar o sifão para desentupir pequenos resíduos. Recomenda-se, todas as noites, ligar a torneira de água quente durante alguns minutos, para ajudar a remover a pasta que se forma no contorno do sifão, produzido pelos saponáceos e cabelos. É necessário, periodicamente, remover o sifão para limpeza geral e desobstrução de detritos acumulados. Se o material é metálico, desrosquear o copo e fazer a limpeza periodicamente, seguindo o mesmo procedimento acima.